05 abril 2009

2

Etendendo os jogos MMO

MMOs, sigla para Massively Multiplayer Online, são jogos de imersão em larga escala. Nele, milhares de jogadores interagem entre si, em tempo real e pela internet. Os jogadores encarnam personagens num “mundo virtual”, normalmente baseado em um mapa.

Leia Mais...

Existem vários tipos de MMOs. Por exemplo, temos os MMORTS (MMO Real Time Strategy), no qual os jogadores precisam formar equipes e enfrentar um inimigo ou problema usando uma estratégia pré-combinada entre todos. Há ainda os MMOFPS (MMO First Person Shooter), no qual, em vez de equipes ou estratégia, o jogador tem que cuidar de si mesmo e atirar em tudo o que vê. Um dos mais famoso jogos que se enquadram em ambas as classificações é o Counter Strike (tinyurl.com/a4rbl), embora alguns argumentem que ele não possa ser considerado “massivo”.

Há ainda o chamado MMOSG (MMO Social Games), que visa criar um mundo no qual os personagens possam interagir, algo como uma grande festa sem nenhum objetivo em especial. Indiscutivelmente, o jogo mais conhecido dessa categoria é o Second Life (secondlife.com). Todavia, já existiam jogos do tipo antes de seu lançamento. Um exemplo é o decano Habbo Hotel (habbo.com.br – got furniture?).

Há também jogos com intuito sexual. São os chamados MMOVS (MMO Virtual Sex Game). Pela própria natureza do game, que exige discrição, não há títulos conhecidos do grande público. Interessados em experimentar esse tipo de jogo pode conferir os sites 3d-sexgames.com e virtualsexgame.com.

Os jogos MMO mais comentados e jogados, entretanto, são os MMORPG (MMO Role-Playing Game), no qual as regras, ambientes e personagens dos tradicionais RPGs de tabuleiro são transcritas para o mundo virtual online e permitem que, em vez de uma turma com três ou quatro pessoas, milhares ou mesmo milhões de participantes interajam entre si.

Os MMORPGs de maior sucesso hoje são World of Warcraft (worldofwarcraft.com) e Everquest, desenvolvido pela Sony e já com 10 anos de estrada (everquest.station.sony.com). No Brasil, o jogo Ragnarok (tinyurl.com/cetl8t) também teve relativo sucesso, embora não tenha tanta penetração em outras partes do mundo.

Digno de nota também é o Taikodom (www.taikodom.com.br), um MMO espacial brasileiro recentemente lançado pela catarinense Haplon e que, segundo seus criadores, promete revolucionar esse tipo de jogo.

Legado

Os MMOs são a versão visual dos MUDs, ou Multi User Dungeons, jogos também online e também baseados em mapas, só que em modo texto. Nos MUDs, a “navegação” pelo mapa e interação com o ambiente e outros jogadores era feita apenas com comandos digitados.

Enquanto os MMOs são populares entre jogadores de qualquer procedência, os MUDs foram um sucesso nos antigos sistemas Unix e assemelhados, para um público um pouco mais técnico.


Mercado de MMO cresceu 22% em 2008

Uma pesquisa realizada pela Researchers Screen Digest mostrou que o setor de games MMO está em expansão acelerada: o mercado de games que se baseiam em assinaturas mensais cresceu 22% de 2007 para 2008.

Segundo o blog Kotaku, os números divulgados são baseados apenas em games que cobram mensalidades, o que exclui jogos que cobram por itens virtuais, outra parcela importante do mercado.

Em 2008, US$ 1,4 bilhão foi gasto em jogos do gênero, sendo que 58% deste valor foi destinado ao game World of Warcraft, o maior e mais bem sucedido representante dentre os MMOs.

Até 2013, explicou o site Gamasutra, a Researchers Screen Digest estima que o mercado de jogos MMO por assinatura renda US$ 2 bilhões em gastos de seus usuários.

2 Comentários:

Rogerio disse...

o jogo parace ser bom....

JPSB disse...

Mas não é 1 jogo.. é um tipo de jogo online!!!!

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário:

Traduzir / Translate