
O DirectX é sem dúvida uma das mais fortes apostas da Microsoft ao longo dos anos, com especial interesse a partir do momento do lançamento das placas aceleradoras 3D.
Assim, após o lançamento do DirectX 10 para o Windows Vista chega-nos agora uma antevisão do novo DirectX 11 with Direct3D 11 disponível para download como uma technical preview.
O Windows 7/Direct3D 11 Technical Preview é parte do DirectX SDK e contém uma previsualização técnica do Direct2D, DirectWrite, DXGI 1.1.
Leia Mais...A saber que este Windows 7/Direct3D 11 (DirectX 11) apenas é suportado no Windows 7 e no Windows Vista, ficando de fora todos os utilizadores do Windows XP ou versões inferiores.
A versão 11 do DirectX traz a implementação da tecnologia Ray Tracing (traçado de raios) que é um algoritmo de computação gráfica usado para síntese (renderização) de imagens tridimensionais.
Baseia-se na simulação do trajecto que os raios de luz percorreriam no mundo real, mas, neste caso, de trás para a frente. Ou seja, no mundo real, os raios de luz são emitidos a partir de uma fonte de luz, percorrendo o espaço até encontrar um objecto. Após os raios de luz atingirem o objecto, estes são refractados ou reflectidos, de acordo com as características do objecto, nomeadamente, cor, textura e transparência, alterando assim a sua trajectória, e fazendo com que apenas uma infinitésima minoria dos raios que partiram da fonte de luz atinjam, por fim, os olhos do observador.
Como se pode perceber facilmente, implementar computacionalmente um sistema que simulasse o que foi descrito no parágrafo anterior, para além de ser incomportável com os meios informáticos que hoje dispomos, devido à quantidade de processamento exigido, seria um desperdício já que a quantidade de raios de luz que atingem o olho do observador (úteis) é extremamente pequena comparativamente com a quantidade de raios emitidos pela fonte. Assim sendo, o algoritmo ray tracing limita-se a inverter o sentido do trajecto dos raios de luz, passando agora o observador a ser a fonte, e desta forma apenas serão processados os raios que efectivamente são vistos pelo observador.

Esta técnica apesar de, computacionalmente, ser muito mais exigente do que a técnica scanline rendering, é capaz de produzir um grau de foto realismo muito elevado tornando-se ideal para aplicações onde podemos, previamente, tratar a imagem, como no cinema, televisão e efeitos especiais, e menos adequado para aplicações em tempo real como jogos de computador onde a velocidade é crítica.
Download do DirectX 11

Para saber qual a versão instalada em seu pc, vá em Inciar>Executar. Depois digite "Dxdiag" (sem aspas). Nas "Informações do sistema", na última linha haverá a "Versão do DirectX", onde mostra que versão você está utilizando.
- DirectX 1.0: 4.02.0095
- DirectX 2.0: 2.0a 4.03.00.1096
- DirectX 3.0: 3.0a 4.04.0068
- DirectX 5.0: 4.05.01.1721 (lançado no Windows 98)
- DirectX 6.0: 4.06.02.0436 (lançado no Windows 98 SE)
- DirectX 7.0: 4.07.00.0700 (lançado no Windows 2000 e Windows ME)
- DirectX 8.0: 4.08.00.0400
- DirectX 8.1: 4.08.01.0811 (lançado no Windows XP e Windows Server 2003)
- DirectX 9.0: 4.09.0000.0900
- DirectX 9.0a: 4.09.0000.0901
- DirectX 9.0b: 4.09.0000.0902
- DirectX 9.0c: 4.09.0000.0904 (última versão)
- DirectX 9.0l: (L para legacy, implementação do DX9 para Windows Vista)
- DirectX 10.0 6.0.6000.16386 (lançado no Windows Vista)
- DirectX 10.1 (lançado no Service Pack 1 para Windows Vista)
- DirectX 11.0 (lançado no Service Pack 2 para Windows Vista e no Windows 7)