28 fevereiro 2009

0

Como melhorar a velocidade de sua conexão / internet.

Um grande problema das configurações padrões das conexões com a Internet é que elas não são otimizadas. O Windows usa um valor padrão para todo mundo que nem sempre te oferece a melhor velocidade possível de sua conexão. Neste tutorial explicarei alguns passos que muito provavelmente aumentarão a velocidade de sua conexão.

Por segurança, antes de fazer qualquer modificação no seu sistema eu recomendo criar um ponto de restauração. Ele será útil caso algo dê errado e você precise recuperar suas configurações anteriores. Para isso, no Windows XP, vá em Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Ferramentas de sistema -> Restauração do sistema. Na janela que abrir, escolha a opção "Criar um ponto de restauração", clique em avançar e dê um nome a esse ponto e pronto. Se precisar recuperar é só fazer o mesmo procedimento acima, mas escolher "Restaurar o computador mais cedo". Agora vamos ao tutorial passo a passo.

1 - Você deverá baixar o programa CableNut. (826kb)

2 - Após baixar o CableNut, instale e abra-o.

3 - Agora baixe esse pequeno arquivo (1kb, clique com o botão direito do mouse e escolha ‘Salvar Como’) que você usará para configurar o CableNut.

4 - No CableNut, vá no menu "File" e escolha "Open Custom Setting File". E na janela que abrir escolha o pequeno arquivo de configuração que você baixou acima.

5 - Assim que você abrir o arquivo, verá que quase todas as caixas de texto no CableNut estão preenchidas. Quase todas. Algumas estão em branco então você precisará preenchê-las de acordo com sua conexão.

Configuração do CablenutSerá somente necessário preencher os campos em branco.

6 - Para conseguir o valor de "DefaultReceiveWindow" você deve pegar o valor de download de sua conexão, dividi-lo por 8 e multiplicar o resultado por 1024. Por exemplo, se sua conexão for discada (56kbps), você deve dividir 56 por 8 e multiplicar o resultado por 1024 e então preencher o campo.

7 - Para conseguir o valor de "DefaultSendWindow" você deve pegar o valor de upload de sua conexão, dividi-lo por 8 e multiplicar o resultado por 1024. Por exemplo, se sua conexão for discada (33kbps), você deve dividir 33 por 8 e multiplicar o resultado por 1024 e então preencher o campo.

8 - Os próximos campos a serem preenchidos requerem que você vá nesse endereço e preencha uns dados na calculadora que o site fornece.


9 - No campo "Bandwidth" você colocará o valor médio que você consegue quando está baixando arquivos. Se por exemplo quando você está baixando o arquivo de algum local a maior parte do tempo o download fica 10kb/s você deve preencher 10 nesse campo.

10 - No campo "Latency" será necessário calcular a latência de sua conexão, para fazer isso faça o seguinte: Primeiro vá em um site que tenha um grande arquivo para baixar ou então use esse aqui. (Depois do teste você poderá cancelar o download e apagar o arquivo). Depois Vá em Iniciar -> Executar e digite "cmd" (sem aspas). Na janela preta que se abriu, digite "tracert www.google.com.br" ou um site que você frequenta com frequência. Você começará a ver umas linhas sendo escritas com várias informações, assim que a 3º linha aparecer clique no arquivo acima e comece o download, então espere até o rastreamento ser concluído. (Você verá a informação "Rastreamento concluído). Assim que estiver terminado, escolha o valor mais alto que você identificar na lista, essa é sua latência. Preencha esse valor no campo "Latency".

Note como à partir da 4º linha os valores ficam maiores. E circulado em azul está o valor da minha latência.

11 - No campo "MSS", se sua conexão for menor ou igual a 128k de download, você usará o valor de ‘536". Se for maior que 128k você usará "1460".

12 - Clique em calculate e você verá o valor do seu "RWIN". Esse valor que você usará no campo "GlobalMaxTcpWindowSize".

13 - No campo "Tcp1323Opts" você colocará "0" se o valor em "DefaultReceiveWindow" for menor que "65535" ou "1" se for maior que "65535".

14 - No campo "TcpWindowSize" use o mesmo valor que você usou em "GlobalMaxTcpWindowSize".

15 - Agora que você já preencheu tudo clique em "Save to Registry", confirme e depois reinicie o computador e aproveite sua conexão agora mais veloz.

Comentários:

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário:

Traduzir / Translate