29 março 2009

6

CSS: Seu Site com Muito Mais Estilo


CSS é a abreviatura de “Cascading Style Sheets” ou seja; folha de Estilos em Cascata. Ta bom; mas é daí?

E daí que utilizando e dominando completamente as configurações da CSS, você poderá através de determinados comandos determinar como os navegadores que visitarem a sua página interpretarão o código contido no seu site e o mostrarão para o visitante. Pela CSS, você pode definir o tamanho e a cor das fontes; as margens; a forma como a página será mostrada no monitor (a largura e a altura); a imagem que será mostrada no layout de fundo da página; e tudo o mais que girar em torno da aparência das suas páginas.

Leia Mais...

Exemplo de um código CSS, sendo editado no Dreamweaver

As configurações de CSS são suportadas por todos os navegadores existentes hoje em dia. E são usadas cada vez mais freqüentemente por pessoas que desejam aplicar um visual diferenciado e profissional a seus sites. Apesar de poder-se atribuir o gerenciamento da aparência do site através do próprio código HTML em que ele é construído; o uso da CSS torna isso tudo mais simples além de permitir a aplicação e o gerenciamento de muitos mais elementos de estilo. De forma muito mais simples e descomplicada.

As CSS nasceram da necessidade do mercado de web design de possibilitar a colocação de um layout formatado facilmente para documentos que fossem disponibilizados na web. Assim, eles começaram a “criar” tags que definiam de forma completamente diferenciada do seu objetivo original a forma como os navegadores deveriam interpretar determinada linha de código. Assim, você podia ver um site perfeitamente formado no Internet Explorer; e o mesmo site tornar-se um amontoado incompreensível ao ser aberto por outro navegador. Para dar fim a esse problema, é que foi inventada a CSS.

Assim, após a criação das CSS, os layouts puderam ser mexidos e alterados livremente pelos designers sem que fosse mais necessária à preocupação de como cada navegador interpretaria os códigos escritos na confecção da página. O que facilitou de forma fantástica a manutenção dos sites.
Para o web design, a criação das CSS foi uma verdadeira revolução visionária. Agora se poderia tranqüilamente controlar a aparência de diversos documentos através de uma única folha de estilo; ao invés da necessidade de codificar-se um a um. O controle do layout agora era feito de forma muito mais precisa e eficiente, ficando muito mais raros os “estouros”. Além da utilização das mais moderas técnicas na elaboração dos sites; o uso de diferentes layouts para definir o comportamento do site dependendo de onde estivesse sendo mostrado e muitos outros benefícios.

Conhecer, entender o funcionamento e dominar completamente as t écnicas de construção das CSS possibilitará ao candidato a web designer uma infinita gama de recursos e uma melhor construção e aparência final de seus modelos de sites. Dominando essa tecnologia com perfeição, o futuro profissional poderá garantir uma qualidade esmerada e uma aparência impecável a todos os sites de seus futuros clientes.
Assim sendo, dominar a construção das CSS capacitará o futuro web designer a dar muito mais estilo e proporcionar uma navegação agradável e segura em cada trabalho que realizar.
Tenha certeza de que seu cliente agradecerá.

6 Comentários:

Unknown disse...

bacana ter explicaod isso...sempre ouvi falar, mas nunca realmente tinha entendido...
mas ainda num sei se gosto...talvez quando tiver mais popular e o twitter não suprir minhas necessidades...
aeuaeauheuaheuhauehuahehahe

--
www.moolegal.wordpress.com

Jean Bitencourt disse...

hehe...

Marcelo A. disse...

Olha, Jean... tenho banner não. Sou meio tapado pra essas coisas! Mas, se tiver a fim de trocar links, tamos aí!

Abração!

Jean Bitencourt disse...

claro...

Abraço!

Jéssica Modinne disse...

Nunca me dei bem com HTML, imagina CSS!
Mas eu ainda aprendo isso...
Parabéns pelo blog.

^^

Jean Bitencourt disse...

Obrigado! Se precisar de dicas com Html ou CSS é só pedir!

Abraços...

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário:

Traduzir / Translate