24 março 2009

5

Virus - A maior ameaça da Web

Quais são os tipos de vírus?


Existem atualmente 14 categorias de vírus de computador. Veja a seguir quais são os tipos de vírus e suas características:

Leia Mais...


TipoCaracterística
ArquivoVírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.
Alarme falsoNão causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.
BackdoorComo o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.
BootVírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.
Cavalo de Tróia ou TrojanSão programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.
EncriptadosTipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus.
HoaxVírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo.
MacroTipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.
MultipartiteVírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos
MutanteVírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado
PolimórficoVariação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.
ProgramaInfectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.
ScriptVírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg
StealthVírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

Mais informações e dicas:



VÍRUS, O QUE É?

São programas desenvolvidos por programadores com um bom nível de conhecimento. Estes programas embora com pequenos bytes de tamanho são extremamente perigosos e casam sérios danos aos computadores.


COMO NÃO SER CONTAMINADO?

1) Nunca abrir arquivos anexados em e-mail que terminarem com:

- .exe (nem sempre são vírus - são aplicativos)

- .bat - .pif - .ini- .com- .scr... .zip (este só se conhecido a origem)

Obs.: documentos do Word(.doc), Excel(.xls), Power Point(pps) e outros podem conter vírus,
por isto tenha um bom anti-vírus instalado e atualizado.


2) Sempre desconfie de emails com linha de assunto com:

- texto em outras línguas
- textos sobre sexo ou temas que provoquem sua curiosidade;
- textos ilegíveis com caracteres estranhos, etc...

3) Remetente desconhecido, não abra os anexos, o texto até pode ser lido.

4) Não usar disquetes desconhecidos sem passar o anti-vírus antes;

5) Não navegar em sites de hackers ou sites eróticos que você não conheça bem. Uma simples visita ao site, pode contaminar seu micro. Por isto se seu anti-vírus estiver atualizado você receberá uma mensagem avisando que será contaminado e poderá eliminar o vírus na hora.

Obs.: Não volte mais neste site o vírus foi eliminado apenas de seu micro e não do site. Na sua próxima visita o vírus atacará novamente.

6) Email vindos de bancos ou empresas conhecidas oferecendo brindes e dinheiro fácil. Lembre-se: grandes empresas, órgãos do governo, bancos etc... nao enviam emails a seus clientes

7) Msg em inglês somente se souberem do que se trata.

8) Msg apelando pro seu lado sentimental. Geralmente cartões virtuais, propostas de namoro, avisos de débito, Serasa, SPC que pedem para abrir um link. Confiram sempre o link na barra de status se aponta para o devido site ou se termina em .exe, .scr, .zip ou outro mensionado no ítem 1.

9) Não abram sites de conteúdo impróprio. Hackers estão sempre neles.

10) Ao navegar em sites não confirmem nenhuma pergunta. Sempre cancelar em caso de dúvida.

TROJAN HORSE(Cavalo de Tróia)


O termo veio da antiga Grécia da história do Cavalo de Tróia, onde os soldados invadiram a cidade de Tróia escondidos dentro de um enorme Cavalo de madeira. Para o "underground" da informática, os trojans são programas que contém vírus dentro e são anexados aos emails para pegar vítimas curiosas.

- O que faz um Trajan?
Esta é uma classe diferente de vírus. Eles vem escondidos em arquivo como os (.exe) citados acima. Quando o usuário abre o arquivo .exe o vírus é copiado para seu micro e depois começa destruir dados do Windows como falamos anteriormente. Mas, o principal objetivo dos trojans e permitir invasão de hackers em seu micro. O vírus abre uma porta de acesso em seu micro que permitirá que:

- o invasor roube suas informações;

- envie emails em seu nome;

- abra a gaveta do CDROM;

- derrube sua conexão;

- envie cópias de seus dados para outros usuários;

- e uma série de outros danos ...

Resto do Post

5 Comentários:

Cá Minervino disse...

Hum..interessante!
Vírus são uma praga mesmo.
Todo cuidado é pouco!
Legal ter um lugar que fala sobre isso detalhadamente, muitas pessoas têm muitas dúvidas!
Abraços

Jean Bitencourt disse...

Sim.. essa é a idéia deste blog, ajudar e informar os visitantes sobre tudo o que rola na web...
Obrigado pela visita...

Abraços...

Hique disse...

Adoreeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiii

já serviu pra me instruir mais um pouco, apesar de que já estou paraníco com esse negócio...

Jean Bitencourt disse...

Obrigado pela visita... qualquer dúvida estou aqui...
Abraços.

Fernαndα disse...

/o/

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário:

Traduzir / Translate