05 setembro 2009

5

Windows 32 Bits ou 64 Bits?


Ultimamente, o "64-Bit" está em alta. Anda mais falado hoje em dia do que na época do Nintendo 64. Se você nunca ouviu falar nisso, preste atenção. Um dos avanços mais importantes em termos de poder computacional está acontecendo debaixo do seu nariz, mas muita gente não tem a mínima idéia do que está acontecendo, graças aos velados esforços da Apple e da Microsoft. Apesar de sistemas operacionais totalmente 64-bit ainda não serem realidade, você pode provar um pouco da sua capacidade com as versões 64-bit do Windows e do OS X. Aqui estão alguns exemplos das maravilhas que mostram como o 64-bit faz um mundo melhor.

Leia Mais...

Em uma palavra, memória. Não vamos falar nerdês aqui e entrar em super detalhes (para isso, é só dar um pulo no Wikipedia). Para manter tudo bem simples, essa parada de bit (16-bit, 32-bit, 64-bit) diz respeito a quantos dados o computador consegue ler, ou falar, ao mesmo tempo. É isso que determina o quanto de memória ele pode gerenciar. O processador com 32-bit de endereçamento de memória pode basicamente segurar as pontas de 4GB de RAM. Por outro lado, o sistema de 64-bit tem capacidade para lidar com 16 exabytes de RAM. Isso é o absurdo de 16.8 terabytes. De RAM. É. Você não vai ter essa quantidade de memória no seu computador, pelo menos por um bom tempo; ou seja, nos próximos anos, isso significa que não há mais limite para expansão de memória.


Enquanto hardwares e softwares de 32-bits - o padrão na terra dos PCs - te limita à 4GB de RAM (Extensão Física de Endereçamento pode até deixar você ter mais, mas os softwares vão apenas usar 4GB), com hardware e software de 64-bit você pode usar quantidades quase infinitas de RAM, o que vai permirtir um mundo de novas possibilidades, já que espaço de memória para trabalhar não vai faltar.

O caminho para o mundo 64-bit se une à corrida os processadores multi-cores, usando placas de vídeo para processamento e o crescimento do processamento paralelo no mundo dos computadores para mortais como nós. Em pouco tempo, as aplicações conseguirão ter um crescimento exponencial em capacidade sobre o que elas podem usar hoje - uma cacetada de processadores trabalhando junto com um sem-número de memória à sua disposição. Com 64-bit, os computadores poderão processar uma pá de números muito mais rápido, o que é excelente para essas coisas científicas e tal. Prepare-se para coisas maneiras que virão por aí.


Você deve está se perguntando: "Por que não AGORA? Eu já escutei sobre esse tal 64-bit faz tempo!!! OMG!" Bem, o hardware está por aí já há algum tempo - super computadores 64-bit são realidades há alguma décadas e a AMD trouxe para nós mortais há alguns anos o Athlon 64, por exemplo. Os Macs já eram 64-bit na época dos PowerPC G5. E se você comprar hoje um Core 2 Duo da Intel, também é 64-bit. Acontece que os sistemas operacionais dos usuários comuns (eu, você, o mala do seu vizinho) ultimamente estão lentos demais para adotar o 64-bit e não vão cair de cabeça nessa realidade nova, pelo menos por outra rodada de versões, como o guru do Windows Ed Bott nos contou. O Windows Vista foi lançado em duas versões separadas, uma de 32-bit e outra de 64-bit, sendo que a versão 64-bit do Vista foi o primeiro Windows para o consumidor final 64-bit. A Apple não está atrás e caminha para uma arquitetura 64-bit a cada nova versão. Bolt nos contou que enquanto o Windows 7 vai ter versões 32-bit e 64-bit, seu sucessor, o Windows 8 (ou qualquer nome que ele receba) provavelmente será o primeiro sistema operacional da Microsoft a ser exclusivamente 64-bit. Já foi anunciado pela Apple que no ano que vem a versão nova do Mac OS X (A Snow Leopard) será 64-bit até o coração, quer dizer, kernel.

A razão pela qual o 64-bit é o futuro, e não o presente, se deve ao fato de ser uma arquitetura totalmente diferente do 32-bit já estabelecido - kernel diferente significa drivers diferentes, problemas de compatibilidade com as aplicações e por aí vai. Uma migração total e rápida significa muita dor de cabeça, principalmente para o mundo corporativo. Como Bott nos contou, ele é tão relevante para a Microsoft quanto o usuário final. Por isso, a Apple está migrando para o OS X 64-bit ao longo do tempo, e por isso a Microsoft vai continuar a lançar versão 32-bit do Windows 7. Provavelmente ainda, segundo Bott, um Windows 8 64-bit permitiria um setup virtual para rodar aplicações 32-bit. "Por sorte", ele nos conta, "um sistema x64 com um caminhão de memória vai rir de uma virtualização."

Outra carona no caminho para a glória do 64-bit que Bott levantou foi a questão de "Quando será que o pessoal fora do grupo de softwares para trabalhos específicos" como Adobe (Photoshop CS4 será uma aplicação 64-bit nativa para Windows, mas não para OS X) vai começar a programar aplicações 64-bit? Com a onda de processamento paralelo com vários-cores para chegar a quantidade ridícula de memória para se aproveitar, programadores terão bastante espaço para brincar (e lidar). Aplicações terão que ser re-escritas para aproveitar todo o potencial da multiplicidade de cores e a enorme quantidade de memória à disposição, e essa transição levará um tempo. Outro pequeno detalhe que 64-bit fica devendo - e realmente é pequeno - o tempo de retorno de do estado de hibernação será maior, já que toda essa memória significa mais gravação no arquivo de hibernação, logo, mais tempo para ler quando for hora de acordar.


Enquanto toda essa maravilha soa boa demais para ser verdade ou até mesmo realidade em um futuro próximo, na verdade não é. O sistema da Apple Leopard já faz um pouco do vudu 64-bit, como por exemplo ter uma interface gráfica 64-bit e a versão 64-bit do Vista está superando sua versão 32-bit nos sistemas dos fabricantes de computadores, já que agora o problema dos drivers não é algo tão absurdo. Enquanto 4 gigas de RAM for uma belezura em uma máquina com Vista, 6GB e 12GB irão se tornar padrões para máquinas de alta performance com o lançamento do Intel Core i7, desde que se use o canal tripo de memória - três deliciosos pentes de memória RAM - então está mais do que na hora do 64-bit chegar.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Muita gente mete o pau no Windows, mas gosto dele, pois o Linux ainda dá muito conflito, não reconhece drivers, quando o Linux reconhecer os sotwares do windows ai sim valerá a pena

Jean Bitencourt disse...

É esse é o grande problema dos softwares, 98% são pro Windows, por isso é dificil para quem tem outro sistem operacional...

Obrigado pela visita!

A.P. disse...

Legal. Li tudo...fiquei sabendo tudo, menos o que me esta a tomar algumas horas de pesquisa:posso baixar Windows 7 de 64 bits, ou não? Pelo muito q já li, é à vontade do freguês, se tiver 2 GB de memória, o que é o meu caso. Comprei há dias um trambolho HP dv5, que pela convdersa do vendedor era o recomendado p/mim...claro, já que sou um trouxa. Depois, vim a ver q a máquina tem 2G de mem.,é 32 bit, é para coçar saco em casa, ou seja, passatempo, etc. Trava muito, se vc tiver 3 ou 4 telas abertas...enfim, bem feito para mim.
Mas... e posso baixar o 64 bit???????
Obrigado, gente

Jean Bitencourt disse...

Nada te impede de instalar um Windows 64 bits, porém não irá mudar nada, o windows 64 bits é recomendado para quem tem mais q 4 gb de ram, pois o 32 bits não trabalha com 4 Gb.... Recomendo que você instale novamente seu Windows x86 (32 bits).

Davy disse...

vo esperar mais 2 ou 3 anos pra compra um windows7 x64, não confio muito nas ultimas versões.

é mais seguro comprar xp de 2 gigas msm.
(tenho um de 4G e ele so reconhece 2.25G)

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário:

Traduzir / Translate