26 março 2009

4

Overclock em Placas de Vídeo


Cada vez mais pessoas, visando obter o máximo de seu equipamento, fazem overclock em seus processadores. Alterando a configuração da placa mãe é possível por exemplo, fazer um Pentium II de 400 MHz trabalhar a 448 MHz, fazer um K6-2 350 trabalhar a 400 MHz ou mesmo fazer os Celerons de 300 e 366 MHz, campeões absolutos, trabalharem respectivamente a 450 e 550 MHz.

Porém, poucos sabem que é possível fazer overclock também em placas de vídeo.

Leia Mais...

É possível tanto aumentar a freqüência de operação do processador principal, ou core, quanto aumentar a velocidade do acesso à memória, resultando em um ganho perceptível de desempenho. Uma placa Voodoo 2 por exemplo, o processador principal trabalha a 90 MHz, mas é possível aumentar sua velocidade para 100 MHz, resultando em um ganho perceptível. E o melhor é que isto não vai custar nada.

Com uma placa de vídeo mais rápida, um jogo que antes rodava com 20 quadros por segundo por exemplo, poderá rodar com 24 ou 25 quadros, ficando mais "jogável". Você também poderá mudar as configurações do jogo, optando por uma melhor qualidade de imagem, ou uma resolução mais alta sem que o jogo fique lento.

Fazer overclock em placas de vídeo, é muito simples, basta que você tenha os programas certos. Pode ficar tranqüilo pois incluí links para você baixar todos os programas necessários.

Claro que existe um limite que varia de placa para placa. Se você aumentar muito a velocidade da placa, ela poderá começar a falhar e a travar o micro. Dependendo de quanto for o aumento, os travamentos podem ocorrer depois de alguns minutos jogando ou a placa poderá travar durante o carregamento do Windows.

Caso isto aconteça, reinicie o micro, abra o Windows no modo de segurança e diminua a velocidade da placa, testando varias ate encontrar uma em que a placa fique estável.

Para abrir o Windows em modo de segurança basta pressionar "F8" quando aparecer a mensagem "Iniciando o Windows 95 (ou 98)" e escolher "Modo de Segurança" no menu que surgirá. O melhor é ir aumentando a velocidade da placa aos poucos, de 3 em 3 MHz, até descobrir a freqüência limite de operação.

:. Monster 1

A dica a seguir também funciona em outras placas 3D que usam o chipset Voodoo 1.

Edite o arquivo Autoexec.bat que está no diretório raiz do disco rígido, clicando com o botão direito do mouse sobre ele e escolhendo "editar" no menu que surgirá. Adicione a linha:

SET SST_GRXCLK=55

Isto fará o processador da placa trabalhar a 55 MHz ao invés dos 50 normais. Para tentar freqüências maiores, basta substituir o "55" pela freqüência desejada. A Monster geralmente funciona bem a até 56 MHz, acima disso começarão a surgir travamentos.

Se o micro começar a travar durante o carregamento do Windows, aperte F8 durante a inicialização e escolha "Somente prompt do modo de segurança". Use o comando c:\edit autoexec.bat para editar o autoexec e desfazer a alteração.

:. Monster 2

Mais fácil que isto impossível, basta copiar o programa V2speed para a pasta c:\windows\menu iniciar\programas\iniciar. Isto fará com que o programa seja aberto toda vez que ligar o micro. Reinicie o micro e o ícone do programa aparecerá do lado do relógio. Basta clicar sobre ele e aumentar a freqüência de operação da placa. O normal é 90 MHz, mas você poderá aumentar para até 100 MHz.





A mudança é instantânea, mas o programa não salva a alteração. Por isso, você deverá reconfigurar o programa toda vez que reiniciar o micro. Apesar de parecer meio chato, isto é uma medida de segurança, pois caso haja qualquer problema bastará resetar o micro para que a placa volte a trabalhar em sua freqüência normal.

Este programa também funciona em outras placas 3D que usam o chipset Voodoo 2.

:. Overclock na Viper v330 e Viper v550

Para fazer overclock nestas duas placas, usaremos o mesmo programa, o Tntclk

Este programa funciona com qualquer placa de vídeo 3D, que utilize o chipset Riva 128 (como a Viper v330) ou o Riva TnT (como a Viper v550)

Copie todo o conteúdo da pasta do programa para um diretório qualquer do seu disco rígido e execute o programa apartir dele. Não execute o programa apartir do CD-ROM.

Ao executar o programa surgirá uma janela permitindo ajustar a velocidade do processador principal da placa (Core) e também da memória (Memory).



As velocidades normais na Viper v330 são 80 MHz para o processador e 100 MHz para a memória. Na Viper v550 a velocidade do processador é 90 MHz e as memórias funcionam a 100 MHz.

Apesar do programa permitir escolher freqüências absurdas, como as da foto, você não conseguirá nada além de travamentos ao tentar usá-las. De início use 85 MHz para o core e 120 MHz para a memória caso esteja usando a Viper v330 e 100 MHz para o core e 110 MHz para as memórias caso esteja usando a Viper v550.

Caso tudo funcione sem problemas, então você pode tentar freqüências um pouco maiores. Vá aumentando em intervalos de 3 em 3 MHz, jogando algum jogo pesado durante pelo menos uma hora entre cada tentativa até que a placa comece a travar.

A opção "Apply these settings on startup" permite salvar as alterações. Mantenha esta opção desmarcada enquanto estiver testando, pois assim a alteração será desfeita apenas resetando o micro. Marque a opção apenas quando descobrir a freqüência máxima de operação da sua placa.

Caso você tenha marcado a opção e o micro comece a travar durante o carregamento do Windows, entre pelo modo de segurança, execute novamente o programa e diminua as freqüências.

:. Overclock na Voodoo 3

Apesar de ter sido lançada a bem pouco tempo, já foram desenvolvidos vários programas para fazer overclock nesta placa. A Voodoo 3 é vendida em 3 versões: 2000, 3000 e 3500., que diferenciam-se pela freqüência de operação e velocidade da memória de vídeo. As freqüências de cada uma são:

Voodoo3 2000: 143 MHz

Voodoo3 3000: 166 MHz

Voodoo3 3500: 183 MHz

Independentemente da versão, usaremos o mesmo programa, o V3oc

Diferente dos outros, este programa deverá ser instalado. Clique duas vezes sobre ele e na janela que surgirá indique qual é a versão da sua Voodoo 3:



Depois de instalado o programa, surgirá um novo menu na janela de propriedades de vídeo, que lhe permitirá alterar a freqüência de operação da placa. Para acessar a janela de propriedades do vídeo, basta clicar duas vezes sobre o ícone "vídeo" do painel de controle.



O programa permite aumentar a freqüência da placa para até 200 MHz, mas apenas a Voodoo 3 3500 teria alguma chance de trabalhar estavelmente nesta freqüência. A versão 2000 funciona estavelmente a até 160 MHz. Acima de 166 MHz a placa começa a travar e surgem falhas na imagem. A versão 3000 por sua vez se mantém estável a até 180 MHz.

Você pode tentar aumentar mais um pouco a freqüência até que a placa comece a travar ou comecem a aparecer falhas na imagem. Dificilmente a placa chegará a travar durante a inicialização do Windows, já que o programa não permite tentar mais de 200 MHz, mas caso aconteça, basta usar o modo de segurança.

:. Temperatura

O principal limitante do overclock em placas de vídeo é a temperatura. quanto maior for a freqüência de operação, maior calor será gerado pelo processador da placa de vídeo. Os travamentos acontecem quando ele se aquece demais. Resfriando o processador da placa, você conseguirá overclocks maiores, mantendo a estabilidade.

A solução mais usada para contornar este problema é a instalação de um cooler sobre o processador da placa de vídeo. Normalmente os coolers de processadores 486 encaixam direitinho, bastando fixá-los de alguma maneira. A maneira que eu pessoalmente recomendo é usar um pouco de pasta térmica para "grudar" o cooler (tome o cuidado de passar pouca pasta térmica, para evitar que ela "escorra" sobre as "perninhas" do processador, o que poderia causar mal contato), e prendê-lo à placa usando alguns pedaços de fio encapado. Existem várias outras maneiras de fixar o cooler, basta usar sua imaginação. Apenas evite usar super-bonder ou outros tipos de cola que são corrosivas e materiais condutores.

Existem várias companhias especializadas em vender soluções prontas. Apesar de serem todas do exterior, muitas enviam para o Brasil, bons exemplos são a Tennmax (http://www.tennmax.com), a 3D Cool (http://www.3dcool.com), a Radio Shack (http://www.radioshack.com) e a The Card Cooler (http://www.thecardcooler.com).

4 Comentários:

**Carlitos** disse...

poxa cara, eu sou sincero em dizer que nessas questões relacionadas ao hardware nao passo de um leigo... mas lendo essa postagem fico instigado a me informar mais... parabens pelo blog...

http://vira-lataderaca.blogspot.com/

Jean Bitencourt disse...

obrigado... gostei muito do seu blog...

Wellington disse...

Template bonito e postagem inteligente! Curti a última, mas meu pc tem bom desempenho então valeu como um aprendizado extra!

Parabéns e sucesso! =)

http://br.geocities.com/neowellblog
http://neowellblog.wordpress.com/

Jean Bitencourt disse...

obrigado pelos elogios.. curti muito seu blog tbm...

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário:

Traduzir / Translate